Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Novos direitos e garantias são concedidos para advogadas gestantes, lactantes, adotantes, ou a que der à luz, e para o advogado que se tornar pai

há 7 anos

A Lei 13.363 de 25.11.16 altera artigo 313 do Novo Código de Processo Civil que dispõe sobre as hipóteses de suspensão do processo e parte do Estatuto da Advocacia (Lei 8.096/94).

Com o novo texto, as gestantes poderão entrar nos tribunais sem serem submetidas a detectores de metais e aparelhos de raio X, bem como terão direito a reserva em garagens dos fóruns dos tribunais.

Para a lactante, adotante ou que der à luz, acesso a creche, onde houver, ou a local adequado ao atendimento das necessidades do bebê.

Além disso, a gestante, lactante, adotante ou a que der à luz, terá preferência nas sustentações orais e audiências a serem realizadas a cada dia, desde que comprove essa situação.

Outro ponto de grande destaque foi a suspensão dos prazos processuais por 30 dias da advogada adotante ou que der à luz quando for a única patrona da causa.

Também foi garantido ao advogado que tornar-se pai de suspensão do processo, no entanto, por 8 dias, desde que seja o único advogado da causa.

As duas situações acima deverão ser comprovadas mediante apresentação de certidão de nascimento ou documento similar que comprove a realização do parto, ou de termo judicial que tenha concedido a adoção desde que haja notificação por escrito ao cliente.

  • Publicações87
  • Seguidores709
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações117
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novos-direitos-e-garantias-sao-concedidos-para-advogadas-gestantes-lactantes-adotantes-ou-a-que-der-a-luz-e-para-o-advogado-que-se-tornar-pai/412242945

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)