Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Estrangeiros residentes no Brasil têm direito ao Benefício da Prestação Continuada?

há 7 anos

Estrangeiros residentes no Brasil tm direito ao Benefcio da Prestao Continuada

O Benefício da Prestação Continuada, apelidado de LOAS, concede aos idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem ser miseráveis economicamente a garantia de 1 salário mínimo mensal.

Por ser um benefício da assistência social, não é exigido contribuição ao INSS para que uma pessoa faça jus a esse recebimento, de modo diverso, por exemplo, das aposentadorias e pensões.

Dúvidas pairavam sobre os estrangeiros que residiam no Brasil que se enquadravam nos critérios acima elencados se a percepção desse benefício também se estendia a eles.

Em 20 de abril de 2017, por unanimidade, o STF decidiu[1] em sede de repercussão geral, estendendo o efeito a todos os outros casos que versem sobre a mesma matéria, que os estrangeiros residentes no País são beneficiários da assistência social desde que preenchidos os requisitos.

No julgamento, o relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, defendeu que o Constituinte não fez distinção entre brasileiros e estrangeiros e ressaltou o caráter universal do auxílio. O relatou argumentou que: “A assistência social será prestada a quem necessitar sem restringir beneficiário”, bem como que: “o constituinte instituiu obrigação do Estado em prover assistência aos desamparados”, completou.

[1] Recurso Extraordinário n. 587970

  • Publicações87
  • Seguidores709
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2962
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estrangeiros-residentes-no-brasil-tem-direito-ao-beneficio-da-prestacao-continuada/456105638

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Mesmo que este residente não esteja legal? continuar lendo

Nesse caso não. O estrangeiro tem q preencher todos OS requisitos, o q inclui a legalidade. continuar lendo

Eu considero errado, não pelo caráter social, mas pelo fato de que nós, brasileiros já não estamos conseguindo fazer nem por nós mesmos. Previdência, saúde, educação, segurança, enfim, o país está em colapso. É muito linda a teoria de repartir o que se tem, mas chega um momento que não há mais o que repartir. continuar lendo

A postagem da colega fala "desde que preenchidos os requisitos", de onde se infere que o benefício não abrange o residente ilegal. continuar lendo

Meus colegas voces concordam que o LOAS seja bancado pela Previdência Social (INSS)? nao seria outro Ministério?
Por isso que a Previdência esta "quebrada" como falam. É justo que um contribuinte que descontou de seus salários por mais de 35 anos, receba um salário mínimo e outros que nao contribuiram com nada venham receber do INSS um salário minimo? Que venham acabar com a miséria do país com verbas de outros Ministerios que so servem de cabide de emprego para esses partidos políticos que inflacionam o país. continuar lendo